#TBT da oitava expedição às Ilhas Maricás
- sigasmaricas
- 19 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Relembrando mais uma ação em campo que reforça a importância do trabalho colaborativo no território. Na oitava expedição às Ilhas Maricás, realizamos uma limpeza científica de resíduos na Praia dos Pescadores, principal porta de entrada da Ilha Principal. Nosso principal objetivo com esta campanha sistematizada de pesquisa é realizar a análise quanti-qualitativa dos resíduos sólidos buscando visualizar seus padrões de distribuição e composição, já que a poluição marinha é um problema frequente que impacta negativamente a biodiversidade.
Ao longo do dia, fizemos uma visita de reconhecimento na Ilha Principal, registrando os principais atributos e espécies ao longo do percurso, que contemplou visita farol (ponto mais alto do arquipélago), e o lado norte da Ilha. A expedição contou com a presença dos parceiros da APA de Maricá (@apamarica), PESET (@peserradatiririca), REVIS Maricá (@revismarica) e APASEMAR (@apasemarsilvado), fortalecendo a integração entre instituições, conservação ambiental e produção de conhecimento.
Seguimos conectando pesquisa, território e colaboração para a proteção das Ilhas Maricás. 💙🌱
SIG@S Maricás é um projeto viabilizado pelo Programa Petrobras Socioambiental executado pela Firjan SENAI. Somos uma equipe diversa e multidisciplinar com profissionais de áreas como Biologia, Oceanografia, Geografia e Ciências Sociais.


































Comentários