Ilhas Maricás como barreira para erosão costeira
- sigasmaricas
- 11 de fev.
- 2 min de leitura
A erosão da linha de costa é um processo que ameaça a estabilidade do sistema costeiro no atual contexto de alterações climáticas. A erosão costeira é caracterizada pelo recuo da linha de costa e avanço do mar sobre o continente (Souza, 2009). A elevação do nível do mar, induzida pelas mudanças climáticas, pode aumentar a vulnerabilidade de construções na linha de costa a eventos extremos de tempestades e ressacas, com ondas que podem chegar a 5 metros (Ferreira, 2023). É esperado que eventos assim sejam cada vez mais frequentes e intensos nas próximas décadas (Laffoley, D. & Baxter, 2016).

Um dos serviços ecossistêmicos que as Ilhas Maricás provêm para o sistema costeiro de Maricá é o de barreira física para as grandes ondulações de Sul que chegam ao litoral. As Ilhas Maricás interferem diretamente na propagação das ondulações que chegam à costa, provocando uma redução na altura e energia de ondas entre a Praia do Francês e parte da APA de Maricá(Ferreira, 2023). Dessa forma, protegendo parcialmente essa porção da praia de eventos extremos e possivelmente, de processos erosivos.
Referências:
Souza, Celia. (2009). A Erosão Costeira e os Desafios da Gestão Costeira no Brasil. Revista de Gestão Costeira Integrada. 9. 17-37. 10.5894/rgci147.
FERREIRA, Eduardo Torres. (2023). Comparação histórica da erosão costeira e danos percebidos após os eventos de ressaca do mar ocorridos em 2001 e 2021 no litoral do município de Maricá, Rio de Janeiro. 2023. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2023.
LAFFOLEY, D. & Baxter, J. M. (editors). (2016). Explaining ocean warming: Causes, scale, effects and consequences. Full report. Gland, Switzerland: IUCN. 456 pp. Individual chapters within this report should be referenced as: Author(s). 2016. Title of chapter. In: Laffoley, D., & Baxter, J.M. (editors). 2016. Explaining ocean warming: Causes, scale, effects and consequences. Full report. Gland, Switzerland: IUCN




Comentários